WhatsApp
PH Serviços SP - (11) 97037-7100
Desentupidora Desentupimentos Rede de Esgoto Desentupir Água Pluvial Encanador Entupiu Fossa ZAP Residência Condomínio Empresa

Doenças transmitidas pela água : Esquistossomose

Série: Doenças transmitidas pela água

V - Esquistossomose

A desentupidora PH Serviços SP no seu compromisso de preservação ambiental e conscientização da população quanto ao perigo no manuseio de esgoto e água parada,  publica periodicamente nesse espaço as matérias mais relevantes a respeito de doenças relacionadas com a água.

Evite a Esquistossomose na sua residência ou empresa fazendo manutenção preventiva na sua rede de esgotos. Para serviços de desentupimentos de qualquer tipo, limpeza e esgotamento de fossas, chame a desentupidora PH Serviços SP.

Cuidar adequadamente da água é um dever de todos

Desentupidora em São Paulo. Ligue já e chame a PH (11) 97037-7100

Desentupidora Esquistossomose

Executamos:  Limpa fossa, desentupimento em lavatório, desentupimento em ramal de pia, desentupimento em ramal de tanque, desentupimento em ralo de box, desentupimento de ralo de quintal, desentupimento de tubulação de alta pressão, desentupimento de fossa, esgotamento de fossa, higienização de fossa, hidrojateamento em fossas, desentupimento de banheiros, desentupimento de banheiras, desentupimento em casas, desentupimento de calhas, desentupimento de canos, desentupimento de colunas, desentupimento em edifícios, desentupimento em escolas, desentupimento de esgotos, desentupimento de fossas, desentupimento em indústrias, desentupimento em  pias, desentupimento em tanques, desentupimento de ralos, desentupimento de rede de águas pluviais, desentupimento de tubulações, desentupimento de vaso sanitário, desentupimento de privadas, desentupimento de lavabo, desentupimento de bacia, desentupimento por hidrojateamento, desentupimento de PV, desentupimento de bueiro, caça vazamentos, esgotamento de fossas, esgotamento de piscinas, esgotamento de caixa de passagem, esgotamento de poço de recalque, esgotamento de inundações, hidrojateamento, higienização de rede de esgoto, limpeza de fossa, limpeza de caixa de gordura, limpeza de PV,  limpeza de caixa de passagem, limpeza de poço de verificação, limpeza de bueiro, limpeza de caixa de inspeção, vídeo inspeção entre outros.

 

O que é Esquistossomose?

Descrição:

Nomes populares: Xistosa, xistossomose, doença dos caramujos, barriga d´água ou bilharzíose.

O que é: A esquistossomose é uma doença parasitária, transmissível, causada por vermes trematódeos do gênero Schistossoma. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital. Esses caramujos são do gênero Biomphalaria. No Brasil, somente três espécies são consideradas hospedeiros intermediários naturais da esquistossomose: B. glabrata, B. straminea e B. tenagophila. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e do fígado do hospedeiro definitivo, o homem. Possui baixa letalidade e as principais causas de óbito estão relacionadas às formas clínicas graves.

Distribuição no Brasil e no mundo: No mundo, a esquistossomose mansônica ocorre em 54 países, destacando-se os da África, Leste do Mediterrâneo, da América do Sul e Caribe. No Brasil, atinge 19 estados, sendo endêmica em Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais. No Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal, a transmissão é focal, não atingindo grandes áreas. Dos estados não atingidos, Rondônia sofre intenso fluxo migratório de pessoas oriundas de áreas endêmicas. A expansão da doença pelo país se deu a partir do litoral, devido aos movimentos migratórios.

Transmissão:

Agentes causadores (patógeno e vetores): Parasita do ramo dos platelmintos (vermes achatados), da classe trematódea, da família Schistosomatidae, gênero schistosoma, denominado Schistosoma mansoni.

A transmissão ocorre por meio do contato com águas contaminadas com cercárias do S. mansoni. Os ovos do verme são eliminados pelas fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, denominadas miracídios, que infectam caramujos hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo na forma de cercárias e ficam livres nas águas naturais.

O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual é adquirida a doença. O período de transmissibilidade acontece a  partir de 5 semanas após a infecção, o homem pode excretar ovos viáveis do verme nas fezes durante vários anos. Os caramujos vivem, em média, um ano. Quando infectados diminuem a duração de vida e sobrevivem liberando cercárias por semanas até meses. Já o período de incubação ocorre entre 2 e 6 semanas após a infecção.

Diagnóstico:

Clínico (principais sintomas): Na fase aguda pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode sentir tonturas, dor de cabeça, sensação de plenitude gástrica, coceira no ânus, palpitações, impotência, emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento de seu volume. Nos casos mais graves da fase crônica o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento e fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d´água.

Laboratorial (exames realizados): Exame parasitológico de fezes. Método Kato-Katz, que permite a visualização e contagem dos ovos por grama de fezes. Os testes sorológicos não estão disponíveis na rotina.

Tratamento:
O tratamento para os casos simples é domiciliar, com o uso dos medicamentos indicados pelos médicos e que têm distribuição gratuita na rede pública de saúde. As dosagens são definidas de acordo com a idade e peso dos pacientes. Já os casos graves geralmente requerem internação hospitalar e tratamento cirúrgico.

Prevenção:
Não existem vacinas contra a esquistossomose. A prevenção consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Dicas de prevenção para viajantes: A esquistossomose é uma doença de transmissão eminentemente rural. Nesse sentido, é importante que as pessoas que vão fazer turismo ecológico e esportes radicais em qualquer município, se informem nas Secretarias Municipais de Saúde quais são as coleções hídricas que representam risco para contrair a doença. A transmissão urbana ocorre em coleções hídricas das periferias das cidades. Os viajantes devem obter informações sobre os locais de risco, se tiverem interesse em visitá-los.

 

A desentupidora PH Serviços SP atende a cidade de São Paulo e os seguintes municípios:

Desentupidora Atibaia - Desentupidora Barueri - Desentupidora Biritiba Mirim - Desentupidora Cajamar - Desentupidora Carapicuiba - Desentupidora Cotia - Desentupidora Diadema - Desentupidora Embu das Artes - Desentupidora Embu-GuaçuDesentupidora Francisco Morato - Desentupidora Granja Vianna - Desentupidora Guarulhos - Desentupidora Itapecerica - Desentupidora Itapevi - Desentupidora Itaquaquecetuba - Desentupidora Itú - Desentupidora Jandira - Desentupidora Jundiai - Desentupidora Juquitiba - Desentupidora Mairiporã - Desentupidora Mauá - Desentupidora Osasco - Desentupidora Pirapora do Bom Jesus - Desentupidora Ribeirão Pires - Desentupidora Rio Grande da Serra - Desentupidora Santana do Parnaiba - Desentupidora Santo André - Desentupidora São Bernardo do Campo - Desentupidora São Caetano do Sul - Desentupidora São Lourenço da Serra - Desentupidora São Paulo - Desentupidora Taboão da Serra.

 

 

 

Desentupidora com atendimento expresso para as todas as regiões da cidade de São Paulo

 

 

 

Desentupidora na Zona Sul

Desentupidora na Zona Norte

Desentupidora na Zona Leste

Desentupidora na Zona Oeste

Desentupidora no Centro

 

 

Desentupidora PH SERVIÇOS SP - Dedicação total à você

Limpa fossa em São Paulo. Ligue já e chame a PH (11) 97037-7100

 

29/07/23