WhatsApp
PH Serviços SP - (11) 97037-7100
Desentupidora Desentupimentos Rede de Esgoto Desentupir Água Pluvial Encanador Entupiu Fossa ZAP Residência Condomínio Empresa

Artigos: Quando a Água é Apropriada Para o Consumo?

Conheça a Desentupidora PH

Desentupidora PH Ligue Já Telefone (11) 97037-7100

Desentupidora no Jardim Angela

SELEÇÕES PH

Artigos interessantes sobre meio ambiente, água, preservação ambiental, ecologia, conservação, tratamento de esgoto, doenças relacionadas com a água, captação e tratamento de água, reciclagem, reuso e ecossistema que a desentupidora PH Serviços SP seleciona para você:

 

fonte: TED-Ed

Quando a água é apropriada para o consumo?

Mia Nacamulli

 

Dê uma olhada na água em um copo, refrescante, hidratante e inestimável para a sua sobrevivência.

Mas antes de tomar um gole, como sabemos que a água dentro do copo está livre de organismos causadores de doenças e agentes poluentes?

Uma a cada dez pessoas no mundo não pode ter certeza que sua água esteja limpa e potável. Mas por que?

Saneamento inadequado, baixa proteção de fontes de água potável e higiene imprópria normalmente levam à nossa agua o esgoto contaminada com fezes. Esse é o local reprodutivo ideal para bactérias perigosas, vírus e parasitas. Os efeitos desses patógenos são espantosos.

A diarreia causada por água contaminada é, no mundo, uma das principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos, e segundo um relatório da ONU de 2010, doenças microbianas vindas da água matam mais pessoas por ano do que as guerras.

No entanto, processos adequados de tratamento podem conter estas ameaças. Eles normalmente tem três partes, sedimentação, filtração e desinfecção.

Uma vez que a água foi coletada na estação de tratamento está apta a ser limpa. O primeiro passo sedimentação apenas leva tempo, a água fica em repouso, permitindo que partículas mais pesadas afundem. Porem, frequentemente, partículas muito pequenas para serem retiradas pela sedimentação precisam ser filtradas. A gravidade puxa a agua através de camadas de areia que recolhem as partículas restantes nos seus poros, preparando a água para o processo final, uma dose de desinfetante. Substancias químicas principalmente formas de cloro e ozônio são misturadas para eliminar quaisquer patógenos e desinfetar a tubulação e os sistemas de armazenamento.

O Cloro é altamente eficaz em eliminar os organismos que vivem na água, mas seu uso continua controlado pelo governo pois contém subprodutos químicos potencialmente perigosos e se um desequilíbrio químico ocorre durante o processo de desinfecção pode desencadear outras reações químicas.

Por exemplo níveis de derivados de cloro como o thiahlometanos poderiam disparar levando à corrosão das tubulações e a liberação de cobre, chumbo e cobre na água potável.

A contaminação da água por essas e outras causas incluindo lixiviação, derramamento de produtos químicos e escoamentos tem sido ligadas a efeitos de longo prazo na saúde, como o câncer, doenças cardiovasculares e neurológicas e aborto involuntário. Infelizmente é difícil analisar exatamente os riscos da contaminação química da água. Apesar de estar claro que os desinfetantes nos trazem mais segurança ao remover patógenos causadores de doenças especialistas ainda têm que determinar a dimensão completa de como o coquetel químico em nossa água potável de fato impacta a saúde humana.

Então, como podemos saber se a água a qual temos acesso, seja da torneira ou outra fonte é apropriada para o consumo?

Muita turbidez, resquícios de compostos orgânicos, cheiro desagradável ou metais de alta densidade, como arsênico, cromo e chumbo significam que a água está imprópria para o consumo.

 

30/05/23